A ortodontia Infantil ou preventiva é um especialidade da odontologia que tem a missão de diagnosticar precocemente os problemas funcionais que uma criança possa vir a a desenvolver. O acompanhamento pelo Dr Francisco Stroparo deve ser feito desde os primeiros anos de vida para evitarmos o desenvolvimento inadequado na face, nos dentes e nas arcadas dentárias, como resultado, teremos um crescimento ósseo e posicionamento dentário adequados.
As arcadas dentárias e os ossos adjacentes sofrem transformações durante todo o período de crescimento do paciente, o ortodontista deverá acompanha-los, orientando ou interceptando os problemas diagnosticados que poderão vir a se desenvolver durante todo esse período, no entanto, existem casos que necessitam de um tratamento futuro devido a sua complexidade.
Acima de tudo, deve-se observar a sequência eruptiva dos dentes decíduos ( dentes de leite ) , os espaços naturais que existem entre eles, chamados de espaços primatas, analisar a respiração, a deglutição e a postura do paciente no seu dia a dia, como resultado, teremos o caso sempre monitorado e controlado.
Os principais objetivos da ortodontia infantil são: evitar qualquer desvio no crescimento ósseo, analisar o posicionamento dos dentes nas respectivas arcadas e prevenir qualquer alteração significativa na face do paciente.
Desta forma, caso haja algum problema como mordida cruzada, mordida aberta ou mordida profunda, o tratamento será mais veloz e menos complexo, além disso, evitando tratamentos mais longos no período de pré- adolescência ou adolescência, como, por exemplo, o uso de aparelhos fixos ou extrações de dentes.
Em conclusão, a ortodontia infantil é a melhor forma de prevenir que a criança desenvolva problemas mais complexos, evitamos intervenções mais severas.
A partir do momento que se diagnostica um problema ósseo, dentário ou de postura do paciente.
Algumas sugestões de tratamento serão passadas aos responsáveis pelo paciente com o intuito de amenizar ou eliminar os fatores causadores destes hábitos deletérios ou fatores genéticos.
Com base no grau dos danos causados nos dentes e/ou ossos, o Dr. Francisco Stroparo poderá sugerir as melhores condutas de tratamento. A ortodontia infantil será indicada quando o problema for apenas dentário, no entanto, a ortopedia facial quando for ósseo ou as 2 opções quando o paciente apresentar problemas ósseos e dentários.
Por exemplo, temos a seguir as principais causas que podem causar um problema ósseo e/ou dentário nos pacientes em desenvolvimento.
A sucção dos dedos, dos lábios ou da língua são hábitos que a criança desenvolve por sentir uma necessidade de sucção, entretanto, são hábitos causadores de desvios no desenvolvimento ósseo e dentário das crianças.
A sucção é um processo natural utilizado durante a amamentação, além de alimentar o paciente, promove o desenvolvimento dos músculos regionais.
A utilização inadequada dos dedos poderá causar problemas sérios ao paciente, chegando a alterar o crescimento ósseo e o posicionamento dos dentes porque a ação deletéria é bem considerável.
Por exemplo, as principais alterações são a mordida aberta, mordida cruzada e alteração no formato da face e arcadas dentárias da criança.
Tratamento: Ortopedia Facial
A correta respiração deve ser feita pelo nariz. Os respiradores bucais são pessoas que têm dificuldade em respirar de forma adequada e substituem a correta respiração nasal pela bucal, como resultado, ocorrerá uma alteração não desejável no desenvolvimento da criança.
Com o tempo, a respiração bucal poderá trazer graves consequências como noites mal dormidas, perda de paladar, defeitos na face, desalinhamento dos dentes, ronco noturno, lábios ressecados, maior índice de cárie, problemas com as amígdalas, mucosas ressecadas, maior índice de inflamação das gengivas, problemas posturais, dificuldade em manter-se acordado, dificuldade de aprendizado devido ao sono de má qualidade e outro, no entanto, com o auxilio de um tratamento precoce, esses problemas poderão ser evitados.
Em conclusão, quando respiramos pelo nariz, o muco e os pelos nasais promovem a filtragem e aquecimento do ar evitando que impurezas cheguem aos pulmões e os mesmos recebam o ar com temperaturas inadequadas, podendo causar problemas respiratórios importantes ao paciente.
Por que alguns pacientes desenvolvem a respiração bucal ?
Os principais motivos são as obstruções nasais como a rinite alérgica, a sinusite por provocar edema nas paredes internas do nariz, o desvio de septo nasal e a hipertrofia de adenoide. Em primeiro lugar, o ortodontista deverá solicitar uma avaliação do médico otorrinolaringologista, porque o mais importante é diagnosticar a causa do problema respiratório.
Além disso, antes do tratamento ortodôntico, deve-se atenuar ou eliminar o fatores causador da respiração bucal.
Entre as alterações de saúde e dificuldades acarretadas pela respiração bucal, estão:
A perda precoce de dentes decíduos pode vir a alterar o desenvolvimento da futura oclusão , da fonética e da função mastigatória do paciente.
O ortodontista, ao detectar a perda prematura de um ou mais dentes, deve reabilitar as arcadas evitando que os dentes restantes se movimentem de forma inadequada, causando vários problemas futuros.
Diversos tipos de aparelhos mantenedores e/ou recuperadores de espaço podem ser utilizados, no entretanto, dependendo do dente ausente, da idade da criança e das características do arco dentário.
Tratamento: Ortodontia Infantil
Atualmente, a chupeta é utilizada como um instrumento que simplifica a tarefa dos adultos em acalmar o bebê, entretanto, esse objeto poderá causar muitos problemas no desenvolvimento da criança.
Mas poucos sabem do malefício que esse objeto pode vir a causar ao seu filho.
Um dos principais problemas é a diminuição da necessidade básica de sucção do peito materno e das alterações psico-afetivas do bebê.
A chupeta pode vir a prejudicar na correta maturação do sistema estomatognático, como resultado, interferindo na fala, mastigação, deglutição e respiração da criança.
Alguns fatores indesejáveis podem ocorrer como a alteração do padrão respiratório de nasal para bucal ou misto , por exemplo, o desenvolvimento de uma deglutição atípica, com interposição de língua, alteração na postura e tonicidade dos músculos bucais, deformidades esqueléticas na boca e na face e provoca má oclusão.
Tratamento: Ortopedia Facial
O crescimento ósseo desordenado com alterações e rotações dos planos de crescimento, terão, como resultado, as deformações esqueléticas.
As arcadas e os ossos nasais sofrem atresias, além disso, prejudicam as funções de deglutição, mastigação, fala e respiração.
A mandíbula mantém-se em posição retruída , o queixo não se desenvolve e, como resultado, a estética facial fica prejudica.
As desordens mais comuns são as mordidas abertas, mordidas cruzadas, maloclusão de Classe II, trespasse horizontal acentuado, trespasse vertical negativo e outras alterações dentárias.
Tratamento: Ortopedia Facial e/ou Ortodontia Infantil
O tratamento apropriado dependerá do diagnóstico desenvolvido pelo Dr. Francisco Stroparo por meio de uma anamnese detalhada e um exame clínico minucioso que, como resultado, determinará as principais causas responsáveis pelas alterações dentárias e faciais do paciente em questão.
Caso o problema seja apenas dentário, aplica-se a ortodontia infantil, em contrapartida, se as alterações forem nos ossos, aplica-se a ortopedia facial.
Agende sua consulta