Ortodontia Interceptativa
A Ortodontia Interceptativa diagnostica e atua sobre qualquer situação ortodôntica ou ortopédica anormal já existente, restabelecendo o desenvolvimento normal da maxila, da mandíbula e/ou dos dentes.
Os problemas detectados pelo profissional podem estar associados a fatores extrínsecos ou intrínsecos.
Por meio de alguns procedimentos ortodônticos ou ortopédicos, pode-se adotar o controle ou determinar o fim da anomalia que está em desenvolvimento.
A ortodontia interceptiva atua apenas na fase de transição, quando ainda há presença de dentes decíduos( dentes de leite ) entre os permanentes e o crescimento ósseo ainda está presente.
Nesta fase o desenvolvimento ósseo está muito ativo, ao diagnosticar problemas ortopédicos, esses devem ser eliminados imediatamente, evitando o desenvolvimento de uma grave anomalia na fase adulta.
Para fins didáticos, deve-se dividir os tipos de tratamentos em 3 tópicos distintos:
Anomalias Anteroposteriores
Trespasse Horizontal Acentuado
É a acentuada distância entre o posicionamento dos incisivos superiores em relação aos inferiores no sentido anteroposterior.
Causas: Alterações dentárias, ósseas ou ambas.
1. Problema de inclinação dos dentes - as bases ósseas em perfeita harmonia, mas os dentes inclinados de forma acentuada.
2. Problema de crescimento ósseo - Discrepância considerável entre a maxila e mandíbula. Pode-se ter a mandíbula hipo-desenvolvida, ou a maxila hiper-desenvolvida ou os 2 fatores em conjunto.
Trespasse Horizontal Negativo
Possui as mesmas características que os casos de trespasse horizontal acentuado, o único fator que altera é relação dos incisivos, no caso anterior os incisivos superiores estão posicionados bem a frente dos inferiores, neste caso, ocorre o inverso.
Anomalias Transversais
Mordida Cruzada Posterior
Mordida cruzada é a relação dentária anormal entre um ou mais dentes da maxila em relação a mandíbula no sentido transversal.
O diagnóstico precoce da mordida cruzada e a sua interceptação são muito importantes para favorecer a evolução normal da oclusão e dos ossos (maxila e mandíbula).
Em casos de permanência da mordida cruzada durante o período de crescimento poderá ocorrer o desenvolvimento de uma assimetria facial.
As assimetrias mais graves, normalmente, em fase adulta, são tratadas por meio da cirurgia ortognática.
Anomalias Verticais
Mordida Aberta Anterior
A mordida aberta é um tipo de maloclusão que corresponde à ausência de contato entre os dentes superiores e inferiores.
A desarmonia pode ser de origem esquelética (mordida aberta esquelética), ou relacionada aos hábitos bucais deletérios (mordida aberta dentoalveolar ou mordida aberta anterior dentária).
Mordida Profunda
A mordida profunda, também conhecida como sobremordida, é originada pela sobreposição acentuada dos dentes superiores anteriores em relação aos dentes inferiores.
A sobremordida poderá estar relacionada com uma desordem esquelética (mordida profunda esquelética), ou dentária (mordida profunda dentoalveolar).