O que é Bruxismo Infantil?
O ranger dos dentes na fase Infantil
O ranger dos dentes durante a infância é bem comum em crianças estressadas, com problemas familiares, dificuldades escolares, alterações dentárias e transtornos psicológicos graves.
Caso o seu filho esteja rangendo os dentes durante o sono ou durante o dia, a melhor solução seria intervir o quanto antes, não deixe passar a oportunidade de trata esse problema.
Lembre-se que as crianças, aos 6 anos de idade, já possuem dentes permanentes em cavidade bucal, o ranger dos dentes poderá promover desgastes irreversíveis.
Além disso, caso o seu filho venha a reclamar de dor de ouvido sem evidências de infecção, o bruxismo pode ser a causa.
Para crianças menores, promova algum procedimento que a relaxe, evite que o "pequeno" durma agitado, tente acalmá-lo para que tenha um sono com qualidade.
Utilize como artifício um banho quente, uma suave massagem, um leite morno ou uma história relaxante para que a criança durma tranquila.
As crianças que já se encontram em estágios mais avançados em questão de desenvolvimento físico e psicológico, caso não respondam as terapias alternativas, persistindo com o bruxismo infantil, também podem usar placas de acrílico noturnas, recomendadas pelo Dr. Francisco Stroparo, para evitar desgastes dentários.
Como descobrir se o seu filho está rangendo os dentes durante a noite?
A criança não percebe que está rangendo os dentes porque esse fenômeno, normalmente, ocorre durante o sono.
Durante esse período, analise se a criança está produzindo ruídos de rangido enquanto dorme.
Um outra forma seria questionar o irmão que divide o quarto com criança, pergunte se em algum momento ele ouve algum ruído, da mesma forma, observe se a criança reclama de dor na face, no ouvido ou ao mastigar.
Concluindo, caso o seu filho apresente esses sintomas, provavelmente, ele está desenvolvendo um quadro de bruxismo infantil.