A Ortodontia é a especialidade da Odontologia que tem como princípios estudar, prevenir e tratar problemas relacionados ao crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão.
Para facilitar o entendimento da complexa especialidade, iremos dividi-la em três grupos básicos:
Define-se o diagnóstico observando o posicionamento das bases ósseas ( maxila e mandíbula) e dos dentes superiores e inferiores. Para fins didáticos, deve-se dividir a análise em 3 tópicos distintos:
A relação dos dentes superiores e inferiores é analisada por meio da classificação de Angle, dividida em 3 classes.
A classe I apresenta um equilíbrio entre os dentes superiores e inferiores, considera-se como um encaixe normal.
Na classe II observa-se uma projeção a frente dos dentes superiores em relação aos inferiores, podendo causar alterações faciais importantes.
Na classe III, os dentes inferiores estão projetados a frente dos superiores, também podendo causar problemas no contorno facial, como o prognatismo mandibular.
Por meio da análise facial, observa-se, no sentido anteroposterior, o posicionamento da maxila e da mandíbula em relação ao perfil do paciente
A boa relação entre maxila,mandíbula e o perfil do paciente, proporcionará uma face equilibrada e harmônica.
Qualquer alteração anteroposterior das bases ósseas, poderá causar um desequilíbrio facial. Exemplo: prognatismo, retrognatismo, biprotrusão e outros.
Os dentes superiores devem estar sobre os inferiores, de forma que as duas arcadas se encaixem em harmonia.
Qualquer alteração transversal, chamada de mordida cruzada, poderá levar a mandíbula para uma posição inadequada, muitas vezes causando assimetria facial.
A maxila e a mandíbula devem crescer de forma homogênea no sentido transversal, evitando alterações que poderão interferir no encaixe dos dentes superiores em relação aos inferiores.
Devido a problemas durante a fase de crescimento, a maxila, por muitas vezes, não atinge o tamanho ideal, instalando-se uma atresia desse osso, causando um desencaixe entre os dentes superiores e inferiores, classificado como mordida cruzada.
Os dentes superiores e inferiores devem ter um trespasse vertical em média de 2 mm, os superiores levemente a frente.
Em alguns casos ocorre o aumento do trespasse, denominado de mordida profunda, em outros, o trespasse passa a ser negativo, chamado de mordida aberta anterior.
Também pode ocorrer o mau posicionamento da maxila ou mandíbula, causando alterações verticais importantes.
A face alongada ou curta são exemplos de alterações faciais verticais.
Agende sua consulta